Sobre a Escola


Conheça um pouco da história da Escola SENAI "Luiz Simon", e sua trajetória de 1995 até os dias de hoje.

 

Em 1968 os empresários de Jacareí, apoiados pela comunidade local e pelo Lions Clube, iniciaram uma intensa mobilização em prol da instalação de uma unidade do SENAI em Jacareí. Esse movimento defendia principalmente a idéia de que uma escola SENAI seria de inestimável valor para o desenvolvimento das indústrias locais e do próprio município. No início da década de 80 o grupo formado pelas empresas, pelo CIESP e pela Prefeitura requereu junto ao SENAI-SP a instalação da escola. Em março de 1983, através da Portaria No. 57/83, a Prefeitura criou a "Comissão para Implantação do SENAI em Jacareí". Essa comissão era originalmente formada pelo Sr. Harold Barnsley Holland, sra. Eny de A. e Silva, Sr. José Coelho de Melo Filho, Sr. Clement Pierre Chambard, entre outros, e passou por várias formações. Após quase vinte anos de intensa movimentação, em 22/12/1987 o então prefeito Sr. Thelmo de Almeida Cruz assinou a Lei No. 2.449 que oficializou a doação de um terreno de aproximadamente 19.500 metros quadrados para que finalmente Jacareí pudesse ter a sua tão sonhada escola SENAI.

 

Com esta doação o SENAI, através do Departamento Regional de São Paulo, elaborou um projeto seguindo os mais modernos padrões para a concepção e construção de ambientes pedagógicos para a época. A definição dos cursos oferecidos pelo SENAI de Jacareí, no início de suas atividades, baseou-se em levantamentos das demandas das Indústrias locais. A escola foi inaugurada em 17 de agosto de 1995, e desde então forma profissionais qualificados nas áreas de Metal-Mecânica, Eletroeletrônica, Química, Automação, Informática e Transportes.

 

Atua em diferentes linhas de serviços educacionais: Curso de Aprendizagem Industrial (CAI), Curso Técnico (CT), Qualificação Profissional destinados a comunidade e as Empresas. Em 1997, a partir de necessidades das Indústrias do setor Químico e afins, o SENAI de Jacareí elaborou um Programa de aperfeiçoamento para Operadores de Processos Químicos, denominado "PAOP". Este curso demonstrou a vocação da Escola SENAI "Luiz Simon" no atendimento das demandas por qualificação profissional na área química.

 

Diante desta realidade, a partir de 2001, as Indústrias do setor Químico da região, começaram a reivindicar investimentos, por parte do SENAI, que permitissem a formação dos profissionais de maneira mais integral e em tecnologias mais avançadas. Atendendo a mais esta necessidade, o SENAI investiu na construção e aquisição de equipamentos do Núcleo de Processos Químicos Industriais, passando a oferecer gratuitamente o curso Técnico em Processos Químicos Industriais. Este novo Núcleo foi inaugurado oficialmente em 25 de fevereiro de 2005, pelo Presidente da FIESP, o Empresário Paulo Skaf.

 

Empresas como VCP (Votorantim Celulose e Papel), Eaton, FEMSA, AMBEV, Cognis, Rohm and Haas, Latecoere, Monsanto, Oxiteno entre outras, comprovam a qualidade da formação educacional oferecida pela Escola SENAI "Luiz Simon". Como forma de reforçar ainda mais seu compromisso com a qualidade, a Escola conquistou em 2003 a certificação ISO 9001, assegurando o padrão de qualidade do seu Processo Educacional.

 

 No ano de 2009 foi oficializada a doação de um terreno para a instalação de uma nova unidade. O terreno doado situa-se próximo à Unidade do SESI local. O projeto das novas instalações está finalizado e espera-se o início da construção no 1º semestre de 2013.

 

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar